Fonte: chapadinha online |
O retrato da educação no Maranhão da família Sarney
23 de mai de 2011 | Por: Leandro Miranda | às 12:46 pm
Escolinha de taipa típica do interior maranhense
Depoimento de um pai de família, maranhense, preocupado com o futuro dos filhos:
“Sou pai de um aluno do Centro de Ensino Anajatubense (escola de Ensino Fundamental e Médio), da rede estadual, no povoado de Bacabal, município de Anajatuba (a 130 km da capital). A escola há dois anos sofre com o descaso do governo com a educação.
A diretora do colégio foi afastada e a escola entrou na lista de inadimplentes. Em razão disso, os repasses do dinheiro foram bloqueados.
fonte: Blog Marrapá |
Além disso, a ausência de um diretor vem causando transtorno a vários egressos da escola, pois perdem oportunidades de emprego e de ingressar no Ensino Superior devido à exigência do certificado de conclusão do Ensino Médio, pois não há um responsável legal que possa assinar os documentos.
A comunidade local está revoltada com tamanho descaso. E eu, como pai, triste pelo futuro de incertezas de meu filho.”
É isto que a governadora Roseana Sarney considera “cuidar das pessoas”?
O Governo do Estado sequer apresenta um Plano Estadual de Educação; Não valoriza os educadores, garantindo cumprimento da decisão do piso salarial dos professores; Não oferece transporte escolar para os alunos e estrutura básica nas instalações escolares; E ainda tem a desfaçatez de lançar o “Maranhão Profissional”, desprezando os graves problemas da educação básica maranhense.
Pelo visto, a formação profissional será apenas para reserva técnica, nada de criar mentes pensantes, pesquisadores, fomentar formação de mestres, doutores, pesquisadores para resolver nossos problemas socioeconômicos.
O depoimento acima apresenta a preocupação de um pai de família, compartilhado por milhões de pais maranhenses, que longe dos centros urbanos, e às vezes até dentro deles, não conseguem vislumbrar um futuro decente para os seus filhos por conta a péssima educação que tem sido oferecida a eles
1. Rey Teacher disse:
23/05/2011 às 13:43
Imagem quantas escolas temos dessa espécie?
Isso me deixa triste, por que há 23 anos minha escola era dessa forma, cadê o desenvolvimento governadora? Tu não te encomoda com isso? É humilhação demais….
2. Rubens Júnior disse:
23/05/2011 às 13:50
“Encomoda”? Esse sim é o verdadeiro retrato da educação no governo Roseana Sarney.
Da-lhe TeleEnsino.
3. Jair disse:
23/05/2011 às 15:19
Para os puxa-sacos, o importante é que ela está governando. Mas o que me deixou profundamente entristecido foi o acidente com o senador Lobão Filho! – Triste por saber que milhares de maranhenses não têm a mesma oportunidade que ele de se internar num bom hospital particular e padecem nas longas filas dos hospitais públicos. O mais curioso é que o senador não gastará um centavinho sequer do seu bolso, tudo será bancado com verba pública. Por isso estou muito triste!
Estamos em Chapadinha mas o depoimento desse pai divulgado no Blog Marrapá me lembra muito nossa realidade. A você não?
fonte: Blog chapadinha online |
Culpam a quem mais sofre e mais se esforça para garantir o que é de obrigação deles, principalmente deles: A Educação dos nossos pequenos.
Alguém lembra o que eles prometiam quando subiam nos palanques?
Se eleita for, vou lutar pela educação. Que educação?
Virou moda nesse governo de Criatura e sombra chamar os professores de palhaços, a criatura vai na rádio e diz que gostou da atidude de um vereador quando usava termos pejorativos para se referir a um colega mas alguém ouviu ela o recriminar por ter chamado os professores de palhaços? O Sombra não podia deixar de dar apoio aos seus e foi nos culpar pela falta de políticas públicas no estado. Somos culpados da falta de investimento em educação.
É muita cara de pau a desse Sombra.
Ah! Mais se o Sarney ou a Roseana fossem professores ele mais que prontamente diria:
"Queriam que eles dessem aula de quê? De jumento?
Pra que os professores esquecessem os baixos salários, a falta de valorização e material didádico?
Querem que as crianças esqueçam a fome como? Indo passear de jumento?"
E a culpa é de quem?
A Professora Amanda Gurgel responde:
Clique no link abaixo e reveja.
http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA
Um comentário:
Muito lúcida, a sua postagem. Imagino, que mostras aqui, como é a vida,nada fácil, no Estado do Maranhão, para aqueles que não sobejam o bigode do Coronel.
Parabens, pra voce.
Abraços e felicidades, sempre
Postar um comentário